quarta-feira, 25 de junho de 2008

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO RELACIONADO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO


Aperfeiçoamento do Sistema de Informação Estatística da Pró-Saúde

A moderna gestão hospitalar requer o emprego do maior talento de seus diretores e colaboradores. Estes devem escolher dentro do conjunto de ferramentas disponíveis para um trabalho eficiente, aquelas que mais se adequem a cada cenário de atuação.
Na busca da melhoria contínua da qualidade, o administrador dos serviços de saúde deverá avaliar sistematicamente os serviços que presta sua instituição, bem como outros elementos considerados no processo de gestão. Em tal avaliação emprega sistemas de informação estatística (SIE) que, de maneira contínua, contribuem com informação oportuna, e veraz para a adequada tomada de decisão.
A necessidade de que os sistemas disponíveis contem com os atributos de qualidade exigidos, constitui um desafio para qualquer instituição de saúde na atualidade. A razão apresentada gerou um processo de aperfeiçoamento dos SIE disponíveis para a gestão hospitalar utilizados pela Pró-Saúde. Esta missão foi encomendada aos profissionais Marcus Henrique Wächter e Dr. Héctor Bayarre Vea, que iniciaram o trabalho encomendado no mês de abril de 2008, e que se estenderá até março do 2009.
No dia 11 de junho passado, os profissionais referidos realizaram uma apresentação formal na sala de reuniões da Pró-Saúde. Assistiram à atividade um grupo importante de administradores da Entidade, a Diretoria e importantes figuras da Administração Hospitalar Latino-americana contemporânea, entre eles os Drs. Pedro García Aspillaga e Santiago Venegas Díaz, do Chile e o Dr. Oscar Ressia González, do Uruguai. Na oportunidade se apresentaram os resultados preliminares do estudo do estado da arte do SIE na Pró-Saúde e se expôs o Plano de Ação proposto até o ano de 2009, a partir do qual se gerou uma frutífera discussão científica entre os assistentes, fortalecendo o trabalho apresentado.

Nenhum comentário: